O que faz um psiquiatra?

neuropsicologia

No artigo de hoje vamos falar sobre uma especialização da medicina, que ainda causa dúvidas e até certo receio nos pacientes, iremos falar sobre a psiquiatria e seus profissionais.É bem comum relacionar tal segmento como “médico de louco”, mas você sabe exatamente onde começou esse ditado? Melhor, você sabe o que exatamente um médico psiquiatra faz?
Sabendo dessa dúvida e até certo equívoco, hoje vamos te explicar tudo sobre essa parte misteriosa da psiquiatria.

• O que é um psiquiatra?
  • Antes de tudo é importante frisar que diferente de um psicólogo, um psiquiatra é um médico de formação, especializado nesse segmento, o que lhe permite prescrever medicamentos, internar pacientes, dar diagnósticos de forma legal.
    A psiquiatria é um ramo da medicina especifico em diagnósticos mentais, dessa forma um psiquiatra é um médico treinado para reconhecer, tratar e prevenir doenças mentais.
    Quando nos referimos a doenças mentais, ainda há certo preconceito e logo vem a cabeça que quem procura esse tipo de médico pode estar ficando louco. Só que esses transtornos são mais comuns do que imaginamos e sem querer lidamos com eles e com portadores dos mesmos, nesse caso estamos falando de doenças como: depressão, pânico, ansiedade, medos, abuso de drogas, doenças alimentares, transtornos sexuais, transtornos psicóticos etc.
  • Quando é necessário procurar um psiquiatra?
  • Os pacientes que decidem procurar um psiquiatra, quando percebem que sua vida está
    estagnada e há certas coisas acontecendo de forma errada, como surtos de ansiedade,
    dificuldade para fazer as coisas normais do dia a dia, muita insegurança, falta de vontade de
    relacionar-se com os demais, e por ai vai…
    O mais importante quando se procura por esse profissional é ir de coração aberto, em busca
    de um diagnóstico e consequentemente uma cura para o problema, sem preconceitos ou até
    receios.
    Se você se identificou com algum ponto desse texto e acha bacana fazer um diagnóstico com
    um psiquiatra, não perca mais tempo e vá agora mesmo à busca de um profissional no qual
    você se identifique. Como qualquer médico é necessário haver uma confiança no profissional
    para que o tratamento seja o melhor possível.
    A Clínica Dr. Família está sempre em busca de um bom atendimento e satisfação dos clientes,
    para que os mesmos sejam rapidamente prontamente atendidos seja qual for à especialidade.

Leave Comment