clínica médica

Exames Laboratoriais

O exame laboratorial é uma ferramenta extremamente importante para prevenção, diagnóstico definitivo de algumas doenças e para o acompanhamento do processo ou dos resultados do tratamento.

Os exames de rotina, para acompanhamento da saúde do paciente devem ser realizados ao menos 1x por ano.

Com estes testes é possível detectar algumas das alterações mais comuns de forma precoce, aumentando as chances de sucesso terapêutico e garantindo melhor qualidade de vida aos pacientes.

O hemograma por exemplo, é um exame de triagem que permite avaliar vários componentes do sangue e assim diagnosticar anemias, infecções, inflamações, viroses. entre outros.

Os exames de urina permitem avaliar alguns distúrbios do sistema urinário, como doenças renais ou cistites, além de auxiliar no diagnóstico de outras doenças extra-renais, como por exemplo, doenças hepáticas e Diabetes.

clínica médica

Exames de Imagem

Exames de imagem são procedimentos que servem para observar partes internas do organismo, apoiando diagnósticos ou abordagens terapêuticas.

De maneira geral, os exames de imagem servem para estudar áreas internas do organismo, identificando padrões e anormalidades.

Dependendo do procedimento, podem fornecer imagens estáticas ou em movimento, a exemplo das ultrassonografias.

Fraturas ósseas, pneumonia e tuberculose podem ser estudadas a partir de simples radiografias, enquanto doenças cardiovasculares são observadas em detalhes nos registros de uma ressonância magnética.

A seguir, os tipos de exames de imagem mais presentes na rotina dos serviços radiológicos:

Raio X

Mamografia ou radiografia das mamas

Densitometria óssea

Tomografia computadorizada