Conheça as doenças que podem ser prevenidas e tratadas por médicos proctologistas

Conheça as doenças que podem ser prevenidas e tratadas por médicos proctologistas

Saiba quando procurar um médico prodctologista

Imagine a seguinte situação: você começa a sentir um mal-estar, alguns sintomas e dores e logo percebe que está ficando doente. Procura na agenda o número do médico. Mas qual seria o especialista ideal para dar o diagnóstico e o tratamento correto?

No primeiro momento a ideia é procurar um clínico geral, mas nem sempre esse especialista pode dar um diagnóstico eficaz para você.

Quem é o Proctologista?

Pouco conhecido, o médico proctologista trata doenças que acometem o trato digestório terminal que é formado pelos órgãos cólons, reto e ânus. Também conhecido como Coloproctoligsta, este especialista trata diversos tipos de doença, desde infecções simples, cuidados com a saúde íntima, até o tratamento de tumores.

O especialista não é indicado apenas para homens para exames na próstata, mulheres também podem procurar por este atendimento para cuidar da saúde íntima. Saiba quais são as doenças tratados por este especialista e fique informado!

Constipação intestinal

Também conhecida como prisão de ventre trata-se de um distúrbio que causa a dificuldade de evacuar ou evacua com pouca frequência. A necessidade de fazer grande esforço para que as fezes passem é sinal de que a saúde intestinal não está bem.

A constipação intestinal pode ser eventual ou crônica. Especialistas consideram normal uma pessoa que evacua na variante de 3 vezes por dia até 3 vezes por semana. Ter prisão de ventre uma vez é considerado normal, mas se a doença persistir, é preciso procurar ajuda do proctologista.

Hemorroida

Trata-se de veias inchadas, inflamadas e doloridas localizadas na parte inferior do reto ou do ânus. Hemorroidas são comuns durante a gestação ou pós-parto. Outras causas para esse tipo de inflamação: esforço durante a evacuação, diarréia crônica, infecções anais, dieta pobre em fibras, permanecer sentado por muito tempo. Obesidade, histórico médico familiar e idade avançada são alguns fatores de risco que contribuem para o aparecimento da doença.

Câncer de intestino

Infelizmente existem vários tipos de tumores que acometem o intestino grosso e o reto. A maioria é tratável e curável quando detectado precocemente. Um sinal evidente deste tipo de câncer é o aparecimento de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Idade avançada, diabete, obesidade, alcoolismo, tabagismo e doenças inflamatórias intestinais são fatores de risco que podem causar câncer no intestino.

Pruiridoanal

É uma coceira simples, normalmente intensa que pode acontecer após a defecação. Esta irritação pode ocorrer em qualquer idade para homens e mulheres. Clima quente, roupas apertadas, higiene feita de maneira incorreta são fatores que causam a doença. O proctologista pode indicar tratamento simples com medicamentos e mudanças na higiene íntima.

Câncer de próstata

A proctologia é muito discriminada principalmente por homens por se tratar da saúde de partes íntimas do corpo humano. Mas é de extrema importância que homens procurem este tipo de especialidade para prevenir o aparecimento de doenças como o câncer de próstata- tumor que se desenvolve quando a glândula da próstata cresce de maneira descontrolada. Este tipo de câncer é mais comum entre homens de 40-60 anos de idade.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *